Vaillant-Couturier

      Cada projeto tem como principal foco o lugar e o modo como se insere na envolvente. Cria-se um ambiente que promove uma ligação directa com a natureza e os habitantes, seja através de perspetivas, espaços de contemplação ou até dos materiais utilizados.

      Este lote habitacional, insere-se numa densa malha urbana, num subúrbio de Paris.

      Terreno de forma retangular com uma pequena pré-existência em estado devoluto, permitia um impasse, uma pausa, no ritmo urbano que se sente.

      A ideia surge de criar uma continuidade na malha urbana, unificando as alturas do edificado envolvente, criando um sistema de acesso permeável, o que permite que a nível da rua se possa sentir um momento fluidez e silêncio ininterrupto.

      Procurando oferecer a procura de habitação a pequenas famílias, é criado um edifício composto por apartamentos amplos e funcionais.

      No topo do edifício encontra-se o jardim comum que permite que todos possam usufruir, uniformemente, de uma conexão com o meio natural.

      Os materiais aplicados refletem os mesmos materiais que se encontram presentes na zona urbana envolvente: betão, pedra e metal. Desse modo, permitimos que o edifício faça parte da envolvente, transparecendo como que uma camuflagem perfeita.

      A fachada é revestida com painéis com textura de pedra. Todo o pavimento é em betão e tanto o gradeamento como o revestimento dos vãos é em metal lacado a cinza escuro.

  • Localização

    Vitry-sur-Seine, França

  • Área

    1516.50 m2

  • Serviços

    Arquitectura, Engenharia