Neste projeto da Moradia Praia Grande, em Sintra, projetámos um jardim-pinhal para enquadrar a moradia, e torná-la como elemento integrador desta natureza.
Procurámos criar um edifício singular, em que o vidro se assume como o material de eleição nos alçados sudoeste e nordeste, permitindo uma visão integral da zona exterior, onde se localiza a piscina e o jardim. Este material consegue possibilitar uma proximidade e permeabilidade espacial entre os universos interior e exterior.
A escolha de pavimentos e revestimentos assentou em critérios de funcionalidade, acessibilidade, facilidade de execução e adaptação à envolvente. Optou-se por materiais simples e cromaticamente adaptados ao exterior.
No que refere à organização do espaço, foram criadas duas áreas distintas: a social e a privativa. A zona privativa é composta por três quartos — sendo um deles suite com closet —, tendo todos acesso ao alpendre. A zona social foi criada em modo de “open space”, o que permite uma maior amplitude do espaço e uma relação com o exterior. Integra a cozinha, com ligação direta à sala de jantar e à sala de estar, uma instalação sanitária de apoio, uma zona de arrumos e uma lavandaria.
O piso de cobertura foi destinado à área técnica onde serão colocados os coletores solares térmicos, unidades exteriores de ar condicionado, entre outros.