Moradia Jacinto 51

Na zona verde e tranquila da Aroeira, encontra-se a Moradia Jacinto 51. Este projeto consistiu numa legalização e alterações. A moradia apresenta uma tipologia T4, sendo composta por dois pisos e uma cave.

 

Gerou-se uma harmonização das fachadas, através de uma simplificação do número de vãos e da sua dimensão. Foram demolidas portas e janelas, de modo a criarem-se aberturas de maior dimensão.

 

Foram utilizados ripados de madeira, de forma a criar algum movimento nas fachadas e proteção em algumas zonas (casos da escada exterior lateral, dos terraços, do alpendre e da zona de entrada).

 

Dispôs-se o vidro como guardas nos terraços, para permitir uma maior relação entre o interior e a zona exterior privativa, criando uma maior ligação com a envolvente próxima.

 

As premissas neste projeto eram a criação de espaços mais amplos e proporcionar maior relação entre os diferentes espaços.

 

No piso térreo, foram demolidas algumas paredes interiores para proporcionar assim áreas maiores na zona social e a reconfiguração das zonas privadas. A cozinha, sala de jantar e sala de estar, que estavam anteriormente encerradas, agora partilham de uma estreita relação visual e espacial, fomentando uma zona social mais ampla e funcional. A cozinha conquistou uma relação com a zona exterior, beneficiando também a habitação em termos de funcionalidade. Ainda no piso térreo, foi eliminado um quarto de forma a construir um quarto suite de maior dimensão.

 

No piso superior, o compartimento de arrumos foi eliminado para se obter mais um quarto. Foram criados assim três quartos, sendo dois deles suites. Dois dos quartos tem acesso ao terraço, que funciona agora como um espaço de estadia e lazer, orientado a nascente.

 

Por último, foi projetada uma piscina e foram requalificados os espaços exteriores.

  • Localização

    Aroeira, Portugal

  • Área

    1594,00 m²

  • Serviços

    Arquitetura, Arquitetura Paisagista, Engenharia, Gestão de Obra