A Associação Nacional de Doentes com Artrite Reumatoide tem como missão fundamental o apoio médico e social a doentes com Artrite Reumatoide, bem como aos seus familiares e membros de apoio. Esta associação fomenta e efectiva programas e acções de formação, designadamente nas áreas de prevenção, informação, educação, aconselhamento social e investigação científica.
Duas premissas foram fundamentais para a conceção do projecto: funcionalidade e a sensação de conforto e bem-estar. A solução partiu da invocação de um formato simples de um só volume que se eleva do solo.
A forma em “I” é directa, simples e assertiva. Além disso, esta forma funde-se com a envolvente topográfica, permitindo assim a sua fundição.
O seu interior foi desenhado de modo a permitir que todos os espaços principais tenham um contacto directo com o exterior. Os terraços são colocados nos núcleos sociais do programa de modo a oferecer fluidez entre o interior e exterior. Os diferentes núcleos seguem um ritmo, onde, por vezes, se sobrepõem, mantendo sempre a funcionalidade em primeiro plano.
O conforto térmico teve grande impacto na elaboração do conceito, já que influencia o conforto do habitante. Características de ventilação natural cruzada foi aplicada de modo a equilibrar a temperatura e humidade no interior.
Os materiais aplicados foram escolhidos para diminuir a necessidade e custo de manutenção existentes. Assim, os recursos são aplicados de um modo mais eficiente.
Através de uma linha orgânica e minimalista, o ser, encontra-se num espaço de pertença.