Largo José Afonso

      No âmbito da obra de requalificação da urbana do centro da cidade de Setúbal, surge a necessidade de reordenar o Lago José Afonso, de modo a providenciar melhores condições de usufruto para a população e visitantes bem como a intervenção nos acessos adjacentes.
      Num espaço utilizado regularmente para a dinamização de iniciativas culturais e de lazer, é proposto um espaço uniformizado que permita unir um largo e um quarteirão, providenciando um lugar metamorfo às necessidades pontuais, bem como às estáticas. A via que originalmente separava dois ambientes distintos, passa a ser incluido através da nivelação e da materialização, criando assim uma ilusão de continuidade. Na lateral poente do largo implementa-se um espaço de prolongamento exterior das actividades hoteleiras da rua, proporcionando assim mais permanência e vivência do exterior. Árvores floridas permitem criar uma ligação aos materiais construtivos utilizados. Do lado oposto, é proposta uma promenade, com o alargamento das áreas de circulação, onde poderão decorrer diversos eventos, dos mais populares e bairristas a eventos gastronómicos e vínicos de promoção turística.
      A tonalidade presente foi mantida com a aplicação de materiais já implementados, como a típica calçada portuguesa, bem como materiais contemporâneos e versáteis, tal como os blocos de betão. As vegetação aplicada varia entre árvores perenes, junto às esplanadas, permitindo assim criar um espaço mais resguardado. No lado oposto, na promenade, são plantadas árvores de folha caduca, permitindo uma natural mutação do espaço durante as estações.

  • Localização

    Setúbal, Portugal

  • Área

    1722.70 m2

  • Serviços

    Arquitectura Paisagista, Planeamento Urbano