Habitação Unifamiliar


Bridel

Localizada em Bridel, Luxemburgo, numa zona caracterizada por moradias unifamiliares de classe média/alta, com arquitectura de apresentação sóbria e conservadora.

Para um cliente exigente e sofisticado, apostou-se numa imagem contemporânea, contrastando com a envolvente. Contudo, ajustando-se à realidade actual, usam-se elementos construtivos tradicionais, reinterpretando-os de uma forma contemporânea.


 

O projecto resulta de um conjunto de observações, das quais é realçado a necessidade de luminosidade no interior, devido à sua localização, e à interligação com o exterior.
As tradicionais coberturas de duas águas são substituídas por grandes terraços planos, de cobertura vegetal, permitindo espaços de contemplação e integração com os elementos da natureza envolvente. Desenvolve-se uma relação imediata entre o interior e exterior, fortemente interligados, como um só.
Equilibrando o contacto da habitação com a sua envolvente, os corpos balançados criam dinamismo e leveza na construção aparentemente rígida e monolítica. Uma incisão na parte frontal do monolítico, marca a entrada da habitação. O jogo de diferentes volumetrias e altimetrias na zona de entrada, rompe com a sua natureza mais pesada, criando assim um convite à entrada, sugerindo um interior mais leve e solto, facilitando a sua integração com a envolvente.
O conceito de permeabilidade entre interior e exterior é conseguido através das diversas altimetrias, sendo intensificado através dos grandes vãos envidraçados que proporcionam maior luminosidade no seu interior, criando assim uma relação íntima entre o construído e o natural.

 

 

 

Ano

2015

Localização

Bridel, Luxemburgo

Área

460M²

Programa

Habitação Unifamiliar

Estado

Em Construção